Sobre

O que é este site?

É uma montra dos trabalhos mais relevantes da carreira de Rui Aires enquanto músico e compositor, sound designer e formador. Desde 2001 a trabalhar nestas áreas tem já uma amostra consideravelmente grande de material publicado. Sintam-se à vontade para investigar… Obrigado!

Biografia

Rui Aires nasceu em Aveiro (1979). Viveu no Porto, em Lisboa e em Madrid, e desde 2015 em Almada.

Música: começa a sua actividade nesta área aos 7 anos de idade,  iniciando os estudos (órgão e guitarra clássica) na sua cidade natal. Sempre esteve envolvido em grupos musicais como compositor, vocalista e percussionista, desde o punk, passando pela electrónica mais pura, até à musica tradicional da península ibérica. Destacam-se projectos como:

“TEM.PÔ” (Lisboa – 2015 -> em actividade)
“Charanga”
(Madrid/Lisboa – 2008 -> em actividade)
“DJ Deão” (Madrid/Lisboa – 2011 -> em actividade)
“Frank Goobio” (Porto/Lisboa – 2004 -> em actividade)
“Antistereogirl” (Lisboa – 2003 -> 2006)
“micro_bios” (Lisboa – 2001 -> 2005)

Actualmente investe grande parte do seu tempo na composição e interpretação, como cantor e percussionista, de música de raiz tradicional da península ibérica.

——–

Desenho de som: actividade que começa em 2005 quando tem a oportunidade de criar os conteúdos sonoros para os vídeos educativos da exposição “Planeta azul”. Em 2007 complementa a sua formação na “Escola superior de imagem e som – CES” em Madrid, no curso de “Som para cinema”. Nesta área destacam-se trabalhos como:

“Mr. Trance”, série de animação para TV de Valério Veneras (Madrid – 2012 – 2019);
“[NO-RES]” (Barcelona – 2011) – vencedor do prémio de “Melhor Documentário Nacional” no certame “Documenta Madrid 2012”;
“Hombre con Nube” (Madrid – 2010/2011) obra de ficção de Mayte Cedeño com produção de Mateo Gil;
“MINDBANG” (Madrid – 2009) peça de Vídeo-arte de Pedro Luís Cembranos.

——–

Projectos educativos: O primeiro projecto nesta área começou em 2004 na Fundação da Criança, com actividade exclusivamente ligada à educação ambiental. Trabalho que continuou a desenvolver até Junho de 2012, já noutras instituições: Oficinas iKids – Lisboa e S.M.A. SA – Madrid. Na campo da arte digital aplicada ao som e música realizou várias oficinas de Live sampling, introdução ao sampling, informática musical desde 2006: Oficinas iKids Lisboa 2006, EGJ 2 – Braga 2009, Andanças – S. Pedro do Sul 2010, Residência de Artistas Taller de Leganés Madrid 2011, etc.. Desde 2014 dá aulas particulares de informática musical tanto em escolas como a nível individual. Desde 2018 que é formador da oficina “Artes digitais” nas residências artísticas para crianças e jovens Férias Artísticas (Associação Mundo do Espectáculo) que se realizam anualmente no período de verão. Desde 2019 dá aulas de percussão tradicional na Escola de Música Tradicional do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moínho.

——–

Promoção de actividades culturais: Em 2001 integra o grupo/movimento de artistas digitais intitulado “Essay Collective” (essaycollective.org), como produtor musical, compositor, vocalista e instrumentista.

Mais tarde em 2007 funda a Associação Cultural “El Globo de Juan” (Edição #1 / Edição #2), associação essa que desenvolve a sua actividade na área de promoção e produção de eventos que servem de plataforma artística e ponte cultural para artistas da península ibérica.

No biénio de 2020/21 faz parte da direcção da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles com a tarefa principal de divulgar, promover e produzir os eventos organizados pela instituição, nomeadamente concertos, festas e acções de divulgação.

 

Experiência

Rui Aires tem experiência profissional como músico e técnico de som em diversas áreas do meio audiovisual, especificamente em: